Algumas atitudes no ambiente de trabalho podem mudar completamente a visão que seu chefe tem de você. Você sabe quais são elas? Em primeiro lugar, na opinião do presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, estão aquelas relacionadas à ética e aos valores do profissional. "Agir de maneira enganosa e propositalmente", afirmou.
Isso porque, como ele explicou, quando se perde o respeito e a confiança em um relacionamento, ele fica difícil. E isso não serve apenas para a vida profissional não, mas com os amigos - que podem ser colegas de trabalho - e com a família. É por isso que outro ponto de peso é não lidar bem com as pessoas. "Tem gente que não sabe se relacionar e desestabiliza a equipe".
Outra atitude que pode levar tudo a perder é não ter comprometimento. "Não vejo com bons olhos as pessoas pouco comprometidas".
Não seja omisso
De acordo com Abrileri, ser muito passivo e omisso "não é uma posição muito indicada". Porém, em determinadas situações, o melhor é mesmo ficar quieto. Para isso, é preciso ter bom senso, principalmente quando abrir a boca e a sua opinião não for de encontro com a de seu chefe.
"Contrariar faz parte do jogo, desde que seja feito com respeito", destacou Abrileri. O que pode levar tudo a perder é não ter personalidade. Tem que saber defender as opiniões, mas com embasamento.
Além do desempenho
Já de acordo com o diretor de Projetos da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vladimir Araújo, é possível citar situações simples que levam tudo a perder com seu chefe. Dentre elas, estão chegar atrasado, quando o chefe preza a pontualidade; falar alto demais, quando o ambiente exige concentração; interromper a chefia sem motivos justificáveis; esquecer ou não passar recados precisos.
Em um segundo estágio em gravidade, ele citou: quando recém-chegado na empresa, dar a entender que sabe mais que os outros, inclusive o chefe; tratar o superior hierárquico como amigo íntimo diante de estranhos; não cumprir prazos; não posicionar imediatamente a chefia, caso encontre dificuldades na execução de uma tarefa. Veja, abaixo, as atitudes consideradas graves:
- Falar mal do chefe pensando que isso não chegará aos ouvidos dele;
- Colocar a culpa no chefe pelo não cumprimento do prazo;
- Omitir informações;
- Dar um "by pass" no chefe. "Seria alguma coisa como passar por cima do chefe". Exemplo: em vez de levar um problema ou uma solução para ele, o subordinado leva para o chefe do chefe, com o objetivo de se promover";
- Tentar ofuscar a imagem da chefia;
- Passar e-mails importantes para outras chefias, sem copiar para a própria chefia.
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