EFICIÊNCIA, EFICÁCIA & EFETIVIDADE

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências apresentadas pelas empresas.
Através desses aspectos, o planejamento procura proporcionar à empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.

Eficiência é:

- fazer as coisas de maneira adequada;
- resolver problemas;
- salvaguardar os recursos aplicados;
- cumprir seu dever;
- reduzir os custos.

Eficácia é:
- fazer as coisas certas;
- produzir alternativas criativas;
- maximizar a utilização de recursos;
- obter resultados;
- aumentar o lucro.

Efetividade é:
- manter-se no mercado;
- apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo (permanentemente).

A efetividade representa a capacidade de a empresa coordenar constantemente, no tempo, esforços e energias, tendo em vista o alcance dos resultados globais e a manutenção da empresa no ambiente.
Portanto, para que a empresa seja efetiva, é necessário que ela, também, seja eficiente e eficaz. É importante salientar que a eficiência, eficácia e efetividade são algumas das principais medidas para avaliar uma boa administração, pois, normalmente, os recursos com os quais o executivo trabalha são escassos e limitados.
Na prática, considera-se que o executivo com forte atuação estratégica procura, basicamente, a efetividade.
Isso porque a eficiência é considerada obrigação e a eficácia é o bom-senso administrativo mínimo.
Esta é uma afirmação, quanto à eficiência, à eficácia e à efetividade nas empresas, que os executivos devem concordar, mas que, na prática, poucos conseguem operacionalizar de forma otimizada.
Portanto, os executivos devem estar cientes desta dificuldade e procurar conhecer instrumentos administrativos estruturados - como o planejamento estratégico - que os auxiliem neste processo de busca da melhoria administrativa das empresas.

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