O Sultão

quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Este colega de trabalho, integrante da Equipe de Suporte, é um verdadeiro Intelectual. Cada vez, que venho a ter alguma conversa com este distinto, abasteço meu repertório cultural. O cara passa lendo, aliás, nem tem TV em casa, pois diz não sentir falta.

O Sultão só tem um problema... como consequência de um elevado poder de compreensão das coisas, qualidade dos Intelectuais, por vezes temos de "chamá-lo de volta à Terra", por que acaba dispersando.

Característica muito interessante deste indiviíduo é a de ironizar e, além disto, satirizar situações corriqueiras. Exemplo disto é isto aqui

Desejo paz, luz e muito sucesso em sua carreira.

Para Refletir (literalmente)

Dr. Caramujo e o Espelho

Pego no Flagra


Seu Chefe te pega dormindo no serviço... O que fazer:

  • - "Eles me avisaram no banco de sangue que isso poderia acontecer."
  • - "Isto é só um cochilo de 15 minutos para recuperar as energias. Foi ensinado naquele curso de gerenciamento do tempo que vocês me mandaram fazer."
  • - "Eu estava imaginando como é a vida de um cego."
  • - "Eu não estava dormindo! Eu estava meditando sobre a missão da empresa e tentando descobrir um novo paradigma."
  • - "Eu estava verificando se meu teclado é resistente a baba."
  • - "Eu estava fazendo um exercício altamente específico de Yoga para aliviar o stress do trabalho. Vocês discriminam pessoas que praticam Yoga?"
  • - "Por que você me interrompeu? Eu estava quase chegando numa solução para o nosso maior problema."
  • - "A maquina de café está quebrada."
  • - "Alguém deve ter posto café descafeinado no pote errado."
  • - "... em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."
  • Balanço da Semana

    sábado, 25 de outubro de 2008
    Após uma semana tumultuada, do ponto de vista Profissional, coloco, na figura abaixo, o saldo da Peleja:
    "Trocando em miúdos": Este sou eu tentando lidar com o Dr. Caramujo e o Seu Aspone

    Barbadinha, não é mesmo?

    Amigo Secreto

    Fechado para balanço

    quarta-feira, 22 de outubro de 2008

    Pessoal, essa semana, a coisa está feia... quase parando... sabe quando "tudo está prestes a cair" em sua cabeça??!!
    Pois é, essa é a semana. Estão querendo me derrubar..., 

    Mas a peleja vai ser dura!!!

    Diante desta conjuntura, resolvi me aconselhar com o Mestre MoonFace, a fim de esclarecer a situação, alinhar algumas diretrizes e buscar respaldo de um "teto maior".

    É engraçado observar como as coisas são, não é mesmo. "De onde você pensa que não vai sair nada, dali é que não vai sair nada mesmo..." - Já dizia meu velho avô.

    Sendo assim, até reorganizar essa situação, diga-se de passagem, criada pelo Dr. Caramujo junto a um Fornecedor, não estarei postando ativamente.

    Assim que os ensinamentos e, principalmente, ações do Mestre MoonFace tiverem sortido efeito, explico melhor a situação.

    Sucesso a todos, paz e luz no coração.

    Sonhar não custa nada...

    segunda-feira, 20 de outubro de 2008
    (clique na imagem para ampliar)

    Processo Seletivo

    sexta-feira, 17 de outubro de 2008

       Método do tijolo para contratação de funcionários
    O método consiste em colocar todos os candidatos num galpão. Disponibilizar 200 tijolos para cada um. Não dê orientação alguma sobre o que fazer. Em seguida, tranque-os lá e, após seis horas, volte e verifique o que fizeram. 
     Segue a análise dos resultados: 

    1 - Os que contaram os tijolos, contrate como contadores. 

    2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores. 
    3 - Os que espalharam os tijolos são engenheiros. 
    4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender, coloque-os no Planejamento, Projeto e Implantação e Controle de Produção. 

    5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em Operações. 

    6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança. 

    7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação. 
    8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, 
     são dos Recursos Humanos

    9 - Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o estoque mas a concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são vendedores natos. 

    10 - Os que já tiverem saído, são gerentes

    11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico. 

    12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente-os com muito respeito e coloque-os na Diretoria. 

    13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing. 

    14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são do Departamento Jurídico. 

    15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma merda, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque na Qualidade. 

    16 - E os que começarem a chamar os demais de 'companheiros', elimine-os imediatamente antes que criem um sindicato...

    O que não pode faltar no Escritório

    quarta-feira, 15 de outubro de 2008

    "Nicho de Mercado"

    A Futurologia preconiza que daqui a cinco anos teremos o dobro de profissões, equivalendo-se aos dias de hoje, além da extinção de muitas outras. Segue, abaixo, uma demonstração destes novos ofícios.

    O Caramujo

    terça-feira, 14 de outubro de 2008

    "Eu já fui um caramujo ambulante, daquelas criaturinhas desconfiadas, que torcia o nariz para tudo o que não fosse xerox do meu pensamento. Desprezava os diferentes de mim e com isso, claro, custava para encontrar meu lugar no mundo. Era praticamente um autoboicote."

    Trecho do livro de alguém muito sábio, da qual não lembro o nome.

    Dica do Sultão (2)

    segunda-feira, 13 de outubro de 2008

    Você teve uma idéia genial, que, se posta em prática, irá agilizar os processos dentro da empresa e, consequentemente, aumentar a produtividade. "O trabalho não pode continuar sendo feito desta maneira arcaica", pensa consigo. O passo seguinte é, provavelmente, falar com o chefe. É nesta etapa que tudo se complica. 

    "Antes de falar com seu chefe, analise com que tipo de pessoa está lidando. Ele é centralizador, metódico, moderado, pragmático, agressivo, temperamental, inovador, conservador, bom ouvinte, tem pavia curto? Respondida a pergunta, questione se vale a pena lidar com essas características dele", alerta a diretora da Vox Solutions, empresa do CLIV Solution Group, Angela Mota Sardelli. 

    Qual é seu grau de abertura? 
    Alguns chefes são demasiadamente centralizadores e conservadores, de maneira que delegam pouco. Eles acreditam que o que fazem, da maneira que fazem, é o melhor para a empresa. Por isso, é possível que seus subordinados tenham pouca abertura para fazer propostas e críticas. Idéias muito inovadoras, então, nem pensar. 

    No entanto, para Angela, mesmo com chefes assim, algumas vezes vale a pena arriscar. "Se o que tem para falar ao chefe é importante, mesmo ele sendo crítico e fechado, pode valer a pena tentar", aconselha. 

    Mas cuidado com o que diz e preste atenção em como a comunicação é feita. Nada de criticar o trabalho do seu superior ou de colegas, ou ainda de falar mal dos processos burocráticos da empresa, sem jogo de cintura. Lembre-se de que para tudo, há um jeito certo para falar, bem como um momento certo. 

    Não se deixe ser subjugado 
    Sem dúvida, é difícil trabalhar em um ambiente que não valoriza suas idéias. Mais difícil ainda é ter que aturar chefes agressivos, o que pode, inclusive, afetar a saúde do profissional, de acordo com Angela. Uma coisa é certa: "se seu chefe extrapolar seus limites, coloque seu ponto de vista de forma assertiva. Há um limite para ser subjugado", sublinha ela. 

    Caso você não fale nada, pode ser pior, acredite. "Lá na frente, a produtividade do profissional irá cair, porque ele estará insatisfeito, e o risco de perder o emprego até aumentará. Se for difícil conversar com seus líderes, procure o departamento de Recursos Humanos", recomenda a diretora da Vox Solutions.

    Dica do Sultão (1)


    Algumas atitudes no ambiente de trabalho podem mudar completamente a visão que seu chefe tem de você. Você sabe quais são elas? Em primeiro lugar, na opinião do presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, estão aquelas relacionadas à ética e aos valores do profissional. "Agir de maneira enganosa e propositalmente", afirmou. 

    Isso porque, como ele explicou, quando se perde o respeito e a confiança em um relacionamento, ele fica difícil. E isso não serve apenas para a vida profissional não, mas com os amigos - que podem ser colegas de trabalho - e com a família. É por isso que outro ponto de peso é não lidar bem com as pessoas. "Tem gente que não sabe se relacionar e desestabiliza a equipe". 

    Outra atitude que pode levar tudo a perder é não ter comprometimento. "Não vejo com bons olhos as pessoas pouco comprometidas". 

    Não seja omisso 
    De acordo com Abrileri, ser muito passivo e omisso "não é uma posição muito indicada". Porém, em determinadas situações, o melhor é mesmo ficar quieto. Para isso, é preciso ter bom senso, principalmente quando abrir a boca e a sua opinião não for de encontro com a de seu chefe. 

    "Contrariar faz parte do jogo, desde que seja feito com respeito", destacou Abrileri. O que pode levar tudo a perder é não ter personalidade. Tem que saber defender as opiniões, mas com embasamento. 

    Além do desempenho 
    Já de acordo com o diretor de Projetos da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vladimir Araújo, é possível citar situações simples que levam tudo a perder com seu chefe. Dentre elas, estão chegar atrasado, quando o chefe preza a pontualidade; falar alto demais, quando o ambiente exige concentração; interromper a chefia sem motivos justificáveis; esquecer ou não passar recados precisos. 

    Em um segundo estágio em gravidade, ele citou: quando recém-chegado na empresa, dar a entender que sabe mais que os outros, inclusive o chefe; tratar o superior hierárquico como amigo íntimo diante de estranhos; não cumprir prazos; não posicionar imediatamente a chefia, caso encontre dificuldades na execução de uma tarefa. Veja, abaixo, as atitudes consideradas graves:
    • Falar mal do chefe pensando que isso não chegará aos ouvidos dele; 

    • Colocar a culpa no chefe pelo não cumprimento do prazo; 

    • Omitir informações; 

    • Dar um "by pass" no chefe. "Seria alguma coisa como passar por cima do chefe". Exemplo: em vez de levar um problema ou uma solução para ele, o subordinado leva para o chefe do chefe, com o objetivo de se promover"; 

    • Tentar ofuscar a imagem da chefia; 

    • Passar e-mails importantes para outras chefias, sem copiar para a própria chefia. 

    Embromation

    quinta-feira, 9 de outubro de 2008

    Hoje, pela tarde, pude ter mais uma aula com um colega meu, O Sultão (da qual falarei em breve), sobre a "arte de falar bem sem dizer M#$d@ nenhuma". Pesquisei um pouco e acabei encontrando o que havia me falado. 

    Trata-se de um Gerador de Lero-Lero!!!

    Esse gerador é específico para o ambiente corporativo, ou como nos ensina o próprio, "É fundamental ressaltar que o novo modelo estrutural aqui preconizado nos obriga à análise das novas proposições."


    COMO FALAR MUITO SEM DIZER NADA

    A tabela abaixo permite a composição de 10.827 sentenças: basta combinar, em seqüência, uma frase da primeira coluna, com uma da segunda, da terceira e da quarta, seguindo a mesma linha ou "pulando" de uma linha para outra - mas respeitando: uma frase de cada coluna).

    O resultado sempre será uma sentença correta mas sem nenhum conteúdo...
    Experimente na próxima reunião e impressione o seu chefe!!!
     


    Coluna 1

    Coluna 2

    Coluna 3

    Coluna 4

    Caros colegas,

    a execução deste projeto

    nos obriga à análise

    das nossas opções de desenvolvimento futuro.

    Por outro lado,

    a complexidade dos estudos efetuados

    cumpre um papel essencial na formulação

    das nossas metas financeiras e administrativas.

    Não podemos esquecer que

    a atual estrutura de organização

    auxilia a preparação e a estruturação

    das atitudes e das atribuições da diretoria.

    Do mesmo modo,

    o novo modelo estrutural aqui preconizado

    contribui para a correta determinação

    das novas proposições.

    A prática mostra que

    o desenvolvimento de formas distintas de atuação

    assume importantes posições na definição

    das opções básicas para o sucesso do programa.

    Nunca é demais insistir que

    a constante divulgação das informações

    facilita a definição

    do nosso sistema de formação de quadros.

    A experiência mostra que

    a consolidação das estruturas

    prejudica a percepção da importância

    das condições apropriadas para os negócios.

    É fundamental ressaltar que

    a análise dos diversos resultados

    oferece uma boa oportunidade de verificação

    dos índices pretendidos.

    O incentivo ao avanço tecnológico, assim como

    o início do programa de formação de atitudes

    acarreta um processo de reformulação

    das formas de ação.

    Assim mesmo,

    a expansão de nossa atividade

    exige precisão e definição

    dos conceitos de participação geral

    Suas reuniões jamais serão as mesmas.
    Sua participação, seu envolvimento, sua atenção...Tudo será diferente !


    Não precisam agradecer^^)

    Comunicação Interna

    terça-feira, 7 de outubro de 2008
    (clique para ampliar)
    Dica do Chefe: Coloque um filtro em seus ouvidos. Nem sempre o chega a eles é puro como deveria.

    Dica do Chefe (4)

    domingo, 5 de outubro de 2008
    • Como falar em Público (e não ficar apavorado, como o Sr. Aspone, toda vez que tem que dar uns recados para o pessoal) - SuperSimples
    • Evolução da Moda Masculina - Esquire

    Era isso, semana que vem tem mais.
    Uma ótima semana a todos!!!

    Resposta Técnica

    quarta-feira, 1 de outubro de 2008
    Definição de ASPONE:

    Aspone é uma gíria brasileira composta das letras iniciais da frase ASsessor de POrra NEnhuma. Aspone refere-se àquele tipo de pessoa que faz parte do quadro de funcionários de uma empresa ou repartição pública, mas na verdade não tem função alguma, por ser completamente desnecessário ou não trabalhar - está ali por ter apadrinhamento político ou familiar - significando apenas um ônus a mais na folha de pagamentos.

    O Aspone também pode ser o típico funcionário puxa saco do chefe, servindo-lhe como um Staff, que não soma nada. Ele adora entregar os colegas, sendo um verdadeiro "X-9", "dedo-duro", pois acredita que com essa atitude terá mais status com seus superiores


    Boa, não???

    O Hardy


    Quero lhes apresentar nosso colega, da área técnica, o Hardy. Esse camarada é um sujeito malandro, bem típico e fácil de encontrar em muitas instituições.
    Vamos analisar seu perfil:

    CARGO: Técnico
    FUNÇÃO: Morgado
    QUALIFICAÇÕES: Espalha "aos quatro ventos" que é graduado e habilitado em diversas áreas. No entanto, no dia em que foi levar seu diploma à Empresa, disse que foi abordado no semáforo por malabaristas com fogo. Dizia ele, que enquanto estava assistindo ao show, um outro malabarista veio por trás de seu carro e arremessou um coquetel molotov no capô, então, com o carro em chamas, ele saiu correndo desesperado. Nesse momento, vem um terceiro malabarista que chega e joga um chimpanzé adestrado dentro do carro dele e, este chimpanzé, rouba os diplomas e certificados e o que mais tinha dentro do automóvel. Depois disso dois falcões peruanos de caça ficaram dando rasantes sobre a sua cabeça, distraindo-o, enquanto apareceram ursos pandas num patinete motorizado verde musgo e todos fugiram cantando "A Festa" de Ivete Sangalo...

    Bom, em resumo foi isto. O Dr Caramujo achou toda esta história uma "pouca vergonha, onde já se viu... fazer isto com um rapaz inocente, trablhador...!!" Nem preciso dizer que este meliante é um dos protegidos do BigBoss, assim como o Sr. Aspone.

    HABILIDADES: Além de ser "mais liso que mussum de sanga" (para quem não entendeu, buscar um dicionário Gaudério), o rapaz ainda empina forte uns Canecos. Diz ele que é para "regular a lenta", já que sofre de um princípio de mal de Parkinson (mintirinha, é só uns tremelique em função do trago).